O escritório na mídia

Tenho direito a receber a herança do meu pai biológico e do meu padrasto?

By 13 de setembro de 2020 novembro 26th, 2020 No Comments

Especialista responde dúvida de leitor sobre direito de família. Envie você também suas perguntas

 

Por Samir Choaib, Helena Rippel Araújo e Laís Meinberg Siqueira, advogadosPublicado em: 13/09/2020 às 07h00Alterado em: 28/09/2020 às 11h48

homem com dúvida
homem com dúvida (gpointstudio/Thinkstock)

Tenho direito de receber a herança do meu pai biológico e do meu padrasto?

Resposta de Samir Choaib, Helena Rippel Araújo e Laís Meinberg Siqueira*:

O direito à herança é assegurado aos filhos legitimamente reconhecidos, chamados de descendentes.

Assim, para um enteado ter direito à herança de seu padrasto, seriam somente nestas hipóteses a seguir:

(i) se o seu padrasto lhe adotar, sendo que ele poderá fazê-lo:

(a) por meio de ação judicial, se não constar pai biológico em sua certidão de nascimento, passando o padrasto a figurar como seu pai;

(b) se o pai biológico constar de sua certidão de nascimento, mas ficar comprovado por meio de ação judicial que houve abandono afetivo, moral e material por parte dele. Nestes casos, haverá destituição do poder familiar e será feita nova certidão de nascimento excluindo o pai biológico, passando a constar o nome do padrasto como seu pai;

(c) reconhecimento da paternidade socioafetiva extrajudicial perante os oficiais de registro civil das pessoas naturais, ou por meio de testamento, sendo que, regra geral, o pai registral deverá anuir e, se o filho for maior de doze anos, também deverá dar o seu consentimento.

(ii) caso não tenha havido adoção por parte de seu padrasto, também é possível que o filho busque o reconhecimento da relação afetiva após a morte do padrasto, por via judicial, mediante prova contundente da relação pai e filho, e consequentemente passando a ter direito à herança como qualquer outro filho biológico.

(iii) se o seu padrasto o beneficiar por meio de um testamento, deixando-lhe parte da herança.
A jurisprudência tem admitido, sim, em certos casos, o direito a receber herança de ambos, do pai biológico e do pai socioafetivo.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela PUC-SP. É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

*Helena Rippel Araújo é advogada especialista em Estratégias Societárias, Sucessórias e Tributação pela GVLaw/SP. Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Magistratura de São Paulo. Atua no escritório nas áreas de Planejamento Sucessório e assessoria tributária às pessoas físicas.

*Laís Meinberg Siqueira é advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou Contabilidade Aplicada ao Direito pela GVLaw/SP e atualmente cursando pós-graduação em Direito Empresarial pela FGV. Atua no escritório nas áreas de Planejamento Sucessório e assessoria tributária às pessoas físicas.

Tem alguma dúvida sobre direito de família? Envie suas perguntas para seudinheiro@exame.com.

Fonte: https://exame.com/seu-dinheiro/tenho-direito-a-receber-heranca-do-meu-pai-biologico-e-do-meu-padrasto/

Author Choaib

More posts by Choaib